betoneira

Betoneira é “pau pra toda obra”

A betoneira é indicada para a mistura de concreto, argamassa e outros materiais e é um equipamento primordial em construções ou reformas, pois proporciona maior produtividade em menor tempo, o que representa uma economia de dinheiro.

Está disponível no mercado em vários tamanhos e segmentos. No portátil, a mais utilizada é a betoneira de 400 litros, que possui uma capacidade de mistura de 300 litros em, aproximadamente, 15 minutos e considerando essa mesma quantidade, se misturada manualmente, levaria em média 1 hora para a realização. 

O equipamento mais utilizado funciona com motor elétrico de 2CV (monofásico) 220V ou 110V e, antes de alugar ou comprar uma betoneira, é importante verificar a tensão disponível na obra.

Ligar a betoneira à energia elétrica

Normalmente, é utilizada a extensão elétrica para ligar a betoneira à fonte de energia.

Se usar extensão, certifique-se de que esteja utilizando um cabo apropriado (bitola do cabo – exemplo: 4mm, 6mm ou …), sem emendas e bem conectada a tomada e plugs. 

Se a betoneira for ligada a tensão 110/127V tenha atenção redobrada, pois as chances são maiores de a extensão aquecer, o que pode causar acidentes ou queimar a instalação elétrica na obra e da betoneira (motor).

Limpeza da betoneira

Antes de iniciar a limpeza de sua betoneira, desligue-a e desconecte-a da tomada para evitar acidentes. 

Após cada utilização, é necessário retirar o excesso de sujeira das paredes e pás, utilizando uma mangueira com água, colocando-a para rodar com areia, brita e água. Não deixe o cimento secar, isso tornará a limpeza mais difícil. Na hora de lavar, se necessário, utilize uma espátula para retirar o cimento e massa que começaram a endurecer. Se verificar que parte do cimento está seco, você pode usar uma lavadora de alta pressão para finalizar o trabalho.

Evite impactos

Evite impactos nas partes externas e internas, isso causa danos estruturais ao equipamento. Na obra, instrua os usuários a não bater no tambor e a ter cuidado quando for transportá-la de local.

Lubrificação

Importante lubrificar a betoneira com frequência, todos os modelos possuem pinos para fazer a lubrificação com uma bomba de graxa. É recomendada a lubrificação a cada 07 dias – quando o uso do equipamento é diário e uma lubrificação a cada 15 dias – quando o uso do equipamento é ocasional.

A parte de tração da betoneira, pinhão e cremalheira, NÃO deve ser lubrificada. O pinhão e a cremalheira trabalham a seco, se usar nelas qualquer tipo de graxa ou óleo causará o desgaste prematuro, diminuindo a vida útil e aumentando o gasto com manutenção da betoneira.

Proteja-se contra roubos

As betoneiras são máquinas pesadas e, por esse motivo, mais difíceis de serem furtadas ou roubadas. No entanto, os motores desses equipamentos são alvos constantes dos bandidos.

Para dificultar ou impedir a ação de ladrões, uma opção é soldar o motor na estrutura de ferro da betoneira, outra alternativa é guardá-la sempre em local seguro e um container pode ser utilizado para essa finalidade na obra.

Compartilhe este post

Últimos Posts

Dúvidas sobre qual equipamento alugar?

Te ajudamos a escolher o melhor equipamento para sua necessidade sem compromisso e totalmente gratuito